sexta-feira, 24 de agosto de 2007

O Primo Basílio



Confesso não li o livro, uma falha grave, concordo. Logo não posso fazer comparações mais aprofundadas, mas sobre o enredo básico tenho conhecimento. Quem não conhece, que procure por aí, nessa Internet, nesse post tentarei comentar sobre o filme de Daniel Filho, uma adaptação da obra-prima de Eça de Queiróz.
O filme se passa na década de 50, em São Paulo, Jorge (Reinaldo Gianecchini) e Luísa (Débora Falabella) formam um casal de classe média alta, o marido é um engenheiro que trabalha no projeto da nova capital, enquanto sua esposa é uma dona-de-casa com uma empregada e uma cozinheira, tudo vai bem até que o tal primo (Fábio Assunção) chega e balança estruturas (começo clichezento da porra).
Então, ao filme, destaque para Glória Pires, como a empregada Juliana, a atriz é o que há de melhor no filme, sem tirar nem pôr, enquanto Gianecchini e Falabella não estão muito bem. A atriz nas cenas em que deveria transparecer nervosismo, não faz o que deveria, parecendo histérica e descontrolada. Assunção está um pouco melhor que o casal do filme, mas nada que dê um grande destaque ao ator.
As cenas de sexo são comuns ao longo do filme, Daniel Filho abusa do recurso tornando-as, muitas vezes, vazias. Óbvio que elas deveriam existir, porém, não na quantidade que há. O apelo fica claro ao longo do filme, e como todos sabem a história, Luísa trai seu marido com Basílio, a imagem combinada com a trilha sonora dá um apelo ainda maior, sons de sussuros, gemidos, entre outros apelos sonoros.
A história se baseia muito na traição e pouco nas críticas a burguesia que Eça fazia em seu livro, sim, é uma adaptação, porém, o ponto-chave do livro tem pouco destaque. Falha do roteiro, grave, inclusive, talvez desse modo atraia mais público, mas como uma adaptação é um problema grande, principalmente, para os que esperam alfinetadas a nossa burguesia.
Enfim, o filme poderia ser pior, porém Glória Pires salva a adaptação, possivelmente o único destaque positivo. Com certeza, será sucesso de bilheteria, com seus atores globais (inclusive com os gatxenhos do Giani e do Fábio Assunção), apoio da Globo e uma boa divulgação, só espero que atraia leitores ao livro será um grande avanço se alguns milhares se interessem pelo livro, pouco provável, mas nunca se sabe.


Nenhum comentário: