sábado, 19 de janeiro de 2008

Vanguart no CCSP

Sábado, dia 19 de janeiro, teve show do Vanguart no CCSP (Centro Cultural São Paulo), na região central de São Paulo. A banda é uma das mais aclamadas entre os indies, com seu Folk-Rock, letras boas em inglês, português e até espanhol. Além de tudo isso ainda tem o exotismo de ser de Cuiabá e recém-mudada para a metrópole paulista. Anda tão em alta que chegou a ser comparada por alguns com à Legião Urbana. Formada por Helio Flanders (voz e violão), David Dafre (guitarra e voz), Reginaldo Lincoln (baixo e voz), Luiz Lazarotto (teclados) e Douglas Godoy (bateria).

A platéia no CCSP estava relativamente vazia, talvez pelo horário, cedo para os padrões de show, às 19 horas e 30, sendo que tinham desde indies-com-adidas-e-all-stars a crianças de colo com camisetas do Godfather. Tocaram a maior parte do repertório do cd novo, lançado pela Revista Outracoisa.

Com guitarras bem tocadas, uma cozinha sincronizada, um teclado que vai de climas quase dançantes a melancólicos e o cantor-compositor-guitarrista-gaitista Hélio Flanders passando desde o quase-punk do cover de Dylan, em "Outlaw Blues" a baladas como “Enquanto isso na lanchonete”. Além de Dylan, também tocaram “Femme Fatale” do Velvet Underground.

Além das influências anteriores percebe-se claramente a influência de bandas como Beach Boys, principalmente, pelas harmonias vocais. O uso do slide guitar é constante, sendo utilizada em pelo menos 6 músicas, de forma muito bem colocada por Dafre, lembrando por vezes, velhas frases de blues. Diversas vezes, usam a dobra da melodia entre guitarra ou piano e a voz de Flanders. Há momentos em que a banda levantou a platéia em músicas como Cachaça, Semáforo e Hey Yo Silver, apesar de suas músicas em inglês não serem muito conhecidas pelo público, tendo inclusive uma (The Last Time I Saw You) sendo tocada apenas pelo vocalista com um violão e uma gaita, no momento Dylan da noite. Tocam, também, um b-side do single de Hey Yo Silver, a delicada The Cowboy Has The Money. O show ocorreu quase sem problemas, a não ser quando o som da bateria estava alto demais, cobrindo os outros instrumentos, porém esse problema se deve a acústica do local. Pode-se dizer que a banda é competente e seu vocalista é carismático e engraçado, chegando a fazer piadas e comentários que levaram a platéia a risadas simpáticas.

O alcance pop da banda é grande, suas letras com refrões e suas baladas, apesar de não terem mensagens tão fáceis de se captar, pelas composições de Hélio. Entretanto o Vanguart poderia tocar pelas novelas, rádios e não se olharia torto para eles, a maioria das músicas é acessível. Apesar das mudanças constantes de climas entre as partes das canções. Ouça a banda aqui ou aqui.

2 comentários:

Unknown disse...

Platéia Indie - eu vi a marimoon

iOJASaisJOISOIJs

essa banda tem futuro!!!

proximo show dia 17 [?], domingo 6 da tarde

"coisa de bom garoto"

jAOISOIasOIJSOIJasoOIJSaioj

falo td go

abrass

singela nostalgia · disse...

Go

to curtindo a maturidade do teu blog

tá tipo, amadurecendo.. como todas as coisas que a gente pratica

darias tu um bom crítico

beijos
p.s. puta comentário de velho