sábado, 1 de dezembro de 2007

LUGAR DO CARALHO!

Qual outro nome posso dar a esse post, que vou falar sobre o lugar que encontrei as pessoas mais foda, nos três anos mais foda da minha vida? É, a Federal acabou, aquele lugar que você achava que só ia encontrar nerds-jogadores-de-magic, metaleiros e gente estranha, incluindo você. No final, achou as pessoas que fizeram você crescer, que fez você valorizar ainda mais as amizades e perceber que tudo tem seu lado muito positivo! Mesmo que não seja a melhor escola no quesito “matéria”, nunca vai achar o grupo de pessoas como os que achou lá. Tenho quase certeza disso.

É estranho pensar nisso, mas aquele lugar tem tudo para você não gostar, é feio, instalações pífias, material antigo, professores displicentes (claro que nem todos), mas não, no final de tudo, você percebe que lá é diferente e todos esses contras fizeram você melhorar, ser mais independente e menos filhinho-de-papai-que-estudava-numa-escolinha-que-mandava-bilhetinhos-caso-não-fizesse-a-lição, mas lá, não, você tem que aprender sozinho, você não é cobrado, mata aula, toca o putero, faz o que quiser, essa liberdade é o diferencial. Tá, mas tudo isso não explica o porquê de se apegar àquele lugar, perceber que vai sentir falta e o pior, qual a relação de tudo isso com as pessoas que lá estão?

No começo, toda aquela dificuldade, escola nova, ambiente novo, miguxos novos e você todo retraído lá... com medo de não gostarem de você, mal você pisca e já está no meio do ano, com amigos e panelas. Piscou de novo, 2º ano, e você percebe que aquelas pessoas são diferentes das outras, tá, possivelmente percebeu antes, mas é estranho como suas amizades vão crescendo, você deixa de ser tímido, começa a “causar”, porque você é malandro, o tempo vai passando e já está no 3º. Ai fudeu, começo do ano, e você percebe que já é o último naquele lugar feio, por enquanto tudo normal. Muitos amigos vão fazer o cursinho e cai a ficha que tem aquele testezinho no final do ano, o Vestibular, mas você está todo tranqüilo, então começam as contagens regressivas para a viagem de formatura, Porto. E chega, Porto, você causa, beija mil e umas (ou não), bebe todas, percebe, logo depois que volta, que aqueles caras são realmente sensacionais, afinal “só se conhece os amigos, quando se viaja com eles”. E cai a ficha, final do ano, último bimestre, começa a famosa DPP (depressão pós-porto) e os dias passando cada vez mais rápido, passa Unicamp, passa Fuvest e acabou. Você toma um porre fenomenal, chora pra caralho em homenagem aos amigos, por enquanto estou aqui.

Um dia completo, o que mais posso dizer? Que não me arrependo de nada, que aquela escola (escola? Clube vá, lá) é demais, que os amigos são muito bons, que nada mais vai ser igual, que você vai sentir falta até daquele amigo pentelho, que a sua tchurma é foda, mas que nunca mais vai ser igual, todos juntos e que você está envelhecendo, chegando a hora de amadurecer.

Mas acima de tudo isso, o fim do Colegial é só o fim de mais uma fase, que nem aquela formatura do prézinho, o fim da 4ª série e da 8ª. Tentam te convencer disso, eu discordo, talvez por estar tão próximo ainda, talvez eu seja um bobo, novo-velho, já saudosista, mas é isso, para mim é diferente. Mas no final, deve ser só mais uma fase, como todas as outras, os amigos continuarão, não importa a distância, novos amigos chegarão, novos ambientes você vai freqüentar. E na memória fica o companheirismo, a amizade, os bons e maus momentos passados juntos, os estranhos, os professores, as cagadas, os bares, as baladas, aquele jogo de futebol e pasmem, até as aulas.

Federal, o clube-escola que deixa saudades, nos três melhores anos da minha (ainda) curta vida. Dos ensinamentos, e perceber que aquilo é uma prévia da faculdade. Mas vá lá apesar de todas as dificuldades que encontraremos, a amizade continua e perceber que tudo valeu a pena. E, não, a ficha ainda não caiu.

14 comentários:

Unknown disse...

Gooo!!
muito bom seu texto! vim t elogiar publicamente...uhauhauha
parabéns!

com ctz a gnt vai sentir falta da federal...mas se fosse pra sempre, ia ser chato...acho q a gnt aproveitou td q deu (falo por mim)
esse tempo d federal foi mto util....conheci pessoas q eu qro manter amizade pra vida!! e vc tah entre elas!

eh isso aih, bêbado chato!!

bjoos!!

Unknown disse...

é, olhando daqui parece que foi tudo uma coisa só, a "federal",
um momento na vida, um capitulo...

tando dentro vc fica tão envolvido em todo aquele mundo de pessoas estranhas e professores mal pagos que parece normal ih pra la todos os dias, uma coisa que simplesmente faz parte da vida, como cagar

as melhores coisas da vida vc nem percebe que estão acontecendo, até acabar!

um abraço irmão!
te amo pra careleo!

singela nostalgia · disse...

a fisha não pode cair!
sem palavras presse post
estou com medo que chegue a hora da minha vez acabar!

}ï{ ju osako disse...

axo q depois de um elogio PUBLICO da mah....

o q me resta eh dizer:

sim, go, vc domina a norma culta da língua.....

sempre vou flar com orgulho da federal, naum por causa do ensino, mas por causa dos amigos e todos os momentos mágicos q passamos nakele projeto (e bem mal feito)d escola/clube....

Pronto pra otro porre!?!? eu to!!

Bsso!

Anônimo disse...

pois é... dessa vez eu vou ter q comentar mesmo... pq ficou foda demais...

sabe pq a federal foi tão significante?

pq foi a 1a vez q vc parou e pensou "Nossa como eu cresci... como eu mudei!"

Vc finalmente percebeu q aquele lugar fez parte da sua vida e foi importante nela...

qm diria?

te amo muleque.

Ela disse...

Ahhhh =D
Que bonito!

Unknown disse...

go vc tem certeza q quer fazer história? vai pra jornalismo caralho... belas palavras... das três turmas q participei (104 , 204 e 304) concerteza foi com a 304 q aprendi a dar valor a amizade... naum desmerecendo as outras turmas nas quais participei... mas a 304 EH FODA!!!! eh diferente... qual turma tem uma galera q fez terapia?... qual turma tem uma mina q carrega um pandeiro na bunda? qual turma q tem elementos q conseguem tomar suspensão a uma semana de acabar o ano? qual turma tem uma japa paraguaia linda? qual turma tem um japonéis negão viado q sabe joga bola? qual turma tem uma cara q consegue quebrar a cravicola numa onda? qual turma consegue fazer uma caipirinha gigante em um balde? qual turma consegue ter um time campeão com um bando de grosso jogando?(essa parte do grosso eh brincadeira hahahahhaha) qual turma tem um bando de filhos da puta q se amam PRA CARALHO!!!! (como diria vc go)VCS CONCERTEZA FORAM E SERÃO A MELHOR TURMA Q JAH ESTIVE... NUM TEM PRA ESPCEX NUM TEM PRA AMAN... VCS SÃO FODA....

Unknown disse...

foda go, dpois desse texto t levo pra ksa mais umas 5 cinco vezes, vc kerendo ow naum

soh naum c divertiu nessa classe qm naum kis. Ateh o cogu q eh moh cuzaum c enturmo, soh naum c enturmo qm eh taum fdp qto a gente

amo tds

Aline disse...

Tbm vou te elogiar publicamente:
Vc escreve bem demais, japoneischatooo!

Mto bom o texto...
e sim! A Federal foi uma das melhores experiências da minha pequena vida...e vcs foram de longe os mais fdps q eu ja convivi! hahahaha
Como vc disse...ela pode não ser a melhor no quesito "matéria"...mas é um ótimo clube com algumas aulas e muita diversão...com pessoas maravilhosas que viveram comigo os 3 anos mais divertidos de todos..

Obrigada, caro amigo, por ter vivido comigo tudo isso e pela amizade tão intensa!

amo vc.

E q esse fim de ensino médio seja só o começo de uma amizade pra vida toda..;)

E...Xey...eu paro pra pensar...mas acho que não cresci mto não!
hahahaha
=P

beijos...a todos! =]

amo todos...

\o/ 103/203/304 \o/

Bans disse...

Simplesmente FODA o texto..... não encontro outra palavra para defini-lo....... :D

Unknown disse...

Bom.......
apesar de ter me afastado um ano.. por um motivo q ateh hoje naum descobri, e naum trouxe nada de bom.... soh tenho motivos q me fazem sentir falta da federal, afinal aprendi convivendo com vocês a importância da amizade.
Afinal entrei com pelo na boca(quem lembra da experiência de bio??) e sai com uma carga de vida.
Pra todo mundo q viveu esses 3 anos.......... vcs foram d++

Unknown disse...

Eu queria frizar as partes "porre", "saudades" e "não caiu a ficha"

Bjos do Pintolino^^

Chico disse...

Desculpem a minha falta de acentuacao mas o teclado n tem acentuacao em ingles.

Primeiro ao Go:

Pouquissimos textos me emocionam (n quer dizer entristecem) tanto como este. Alem desta perola, por vc aqui escrita, devo citar o anuario da 203, e a descricao em seu perfil no orkut.
Poucas pessoas tem o dom para escrever tao bem como vc. Saiba sempre disso e valorize essa qualidade.

Segundo a todos:

Ao olhar para tras percebo q sempre me faltou uma turma d bons amigos.
Mas isso mudou quando entrei na federal. Passei o primeiro ano nas sombras sem conhecer ninguem. Por uma enorme sorte, acabei por conhecer vcs e, naquele momento, percebi q queria estar com vcs no seguinte ano. Sugeri entao todos escolhermos a classe q ninguem queria, e vcs aceitaram!
O ano comecou, e tive d me adpatar, tentar fazer parte d um grupo q ja se conhecia havia um ano. N foi facil e houveram dias em q pensei estar longe d alcancar este objetivo.
Porem, com o tempo, as coisas foram se ajeitando e comecei a fazer parte daquela festa! E, de repente, descobri o q e uma AMIZADE VERDADEIRA!
Ao fim do ano porem, vim fazer um ano de intercambio na Australia.
Devo dizer q n foi facil simplesmente largar aquilo q batalhei tanto para alcancar e, q naquele momento, era perfeito!
Mais dificil ainda foi passar todo esse tempo, agora 10 meses, sem ver nenhum de vcs, observando e conversando apenas pela internet.
Eu parecia estar em outro mundo apenas vendo os carros passarem. Mas isso me trouxe uma enorme licao:

NADA VEM DE GRACA!
E se eu quisesse me manter parte daquilo, embora muito menor, eu teria q me esforcar bastante e n esperar q as coisas viessem d mao beijada.

Mas o q isso tem a ver?
TUDO!!!!!!!
Todos nos passaremos por experiencias semelhantes.

Distancias serao menores, porem teremos um problema ainda maior:
TEMPO.
Alguns comecaram faculdade, talvez ate em outros estados! Outros farao cursinho, e alguns talvez comecem a trabalhar.
Nossas vidas seguirao diferentes rumos, conheceremos novas pessoas e, sem percebermos, estaremos a milhas distantes um do outro.
Por tudo isso, eis aqui um singelo pedido:

ESFORCEM-SE!!!!!
Esforcem-se para manter esse semtimento, tao raro e q faz nos sentirmos tao contentes!
Esforcem-se para manter esse ambiente, onde nos sentimos tao bem, n importa o q facamos!
Esforcem-se para manter essas pessoas, por quem temos tanto carinho e apreco, sempre ao nosso lado!
Esforcem-se para manter essa AMIZADE!

Como diria Vinicius de Moraes:

"E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências."

E lembrem-se d q nos somos os UNICOS e completamente RESPONSAVEIS por nossos DESTINOS!

Amo todos vcs...
Abraco

Olcyr Sumensari disse...

Foda...

Penso como teria sido se continuasse em um colégio particular de merda. Provavelmente teria a mente fechada e não conheceria tantas pessoas tão diferentes que me encantam cada dia mais.
Seempre fui fechado, isso é inquestionável, mas mesmo assim adorei estudar e viver com vocês e espero que possamos um dia nos reencontrar ou até mesmo não nos separarmos.

Agora posso dizer: Foram anos incríveis!